musicar na escola

O projeto PsicoMusicar cresce e chega às escolas municipais de Penha

Desde junho a rede municipal de educação de Penha conta com aulas de música nas escolas para as crianças. O projeto Musicar na Escola, da professora Aline Vicente, foi abraçado pela atual administração e deve continuar no próximo ano. Aline desenvolve atividades musicais nas escolas e nas creches.

Aline apostou no projeto há cerca de um ano e meio, quando foi batizado de PsicoMusicar; de maneira voluntária, ela oferecia aulas de violão para moradores dos bairros São Cristóvão e São Nicolau; hoje continua aos sábados e com atuação recente no Bairro Gravatá.

A professora batalhou e conseguiu doações de instrumentos musicais para fortalecer o projeto. Em junho, decidiu dar um passo à frente; apresentou a ideia à secretária de Educação de Penha, Suselli Anacleto, e foi contratada pelo governo municipal.

[adinserter block=”1″]

 

A prefeitura informou que Aline atende a todos as unidades de ensino, em horários e dias pré-agendados; nas creches, as aulas do Musicar na Escola ocorrem a cada 15 dias. A secretária Suselli reconheceu trabalho da professora. “Gostaríamos de ter mais profissionais como a Aline para contratarmos. O balanço do programa é extremamente positivo; vai com certeza continuar no próximo ano”, afirmou Suselli.

Mudança da postura

Um dos pontos positivos do projeto é a mudança de postura das crianças; algumas, que antes apresentavam um comportamento ruim, mudaram a partir da interação com a música. “Recebi um feedback positivo de uma diretora de escola do município. Havia um aluno difícil de lidar que, com as aulas de música, mudou para melhor o comportamento”, relata a professora.

Rafaela Valdete Maciel, moradora do Bairro Nossa Senhora de Fátima, é mãe do pequeno Pedro. Ela disse que o filho adora as aulas da professora Aline. O menino é autista e tem contado com as aulas de música para o seu desenvolvimento. “As aulas têm sido muito importantes para o meu filho”, resume Rafaela. Veja no vídeo abaixo a interação do menino.

 

Parceria com os professores

Uma vez por mês, Aline promove cursos de capacitação com os professores. São aulas de musicalização e integração com todas as áreas do conhecimento. “Eu só tenho a agradecer a todos os professores, que me abraçaram e abraçaram o projeto. A participação de todos está garantindo o sucesso do projeto”, completa.

Veja abaixo dois vídeos que Aline gravou com alguns alunos. As letras, paródias de músicas já conhecidas, foram compostas pela professora e pelas crianças.

[adinserter block=”1″]