Projeto da prefeitura para premiar rainha e princesas da Festa do Marisco é rejeitado na Câmara

Canteiro de obras

O prefeito Aquiles da Costa (PMDB) colocou o maquinário da prefeitura para trabalhar e anunciou obras importantes para o município. Uma delas é a pavimentação da Rua Nilo Anastácio Vieira, que ele deve incluir no projeto da Terceira Avenida da cidade. Aquiles sabe que a popularidade de um governo se mede pela quantidade de obras que faz. O ex-prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB) deixou essa lição ao sucessor; o tucano construiu diversas creches e postos de saúde nos quatro primeiros anos de governo. Em 2012 conseguiu a reeleição.

Janela da infidelidade partidária

Atualmente, a janela para que os políticos troquem de partido sem o risco de perder o mandato é em março de 2018. Porém, um acordão em julho entre o presidente Michel Temer (PMDB) e os líderes da base aliada e da oposição deve antecipar para setembro ou outubro deste ano a debandada.

Em Penha

Aqui na cidade é provável que os vereadores Maurício Brockveld (Pros) e Toninho (DEM) abandonem seus atuais partidos. Ambos já sinalizaram a intenção, mas Maurício foi o mais incisivo, justificando que o Pros não tem deputados estaduais e não há representantes catarinenses no Congresso Nacional. O Democratas também não tem representantes na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Em Brasília, conta com 32 deputados federais, porém, não há catarinenses na lista.

Plenário da Câmara

A sessão de segunda-feira (28) da Câmara teve uma novidade: a pedido do público que comparece à Casa, a posição das cadeiras e mesas onde ficam os vereadores mudou. Ficou muito parecido com a disposição da antiga Câmara, onde hoje é a Secretaria de Planejamento. A presidente do Legislativo, Maria Juraci Alexandrino (PMDB), comentou que o Plenário deve ganhar poltronas e um painel eletrônico.

Economia

O investimento nas mudanças, segundo Juraci, deve resultar em uma economia no futuro. Para cada sessão, por exemplo, são impressas mais de 400 páginas com a pauta das reuniões e projetos que serão deliberados. A Câmara vai licitar computadores para uso dos vereadores durante a sessão, eliminando o gasto com papel. “Temos que fazer a nossa parte com o meio ambiente”, comentou Juraci.

Rainha e princesas do Marisco sem premiação

A Comissão de Assuntos Gerais, presidida pelo vereador Silas Antonietti (PSD), rejeitou projeto da prefeitura que destinava premiação em dinheiro para as eleitas rainha e princesas da Festa do Marisco. A eleição da realeza ocorreu durante a Festa do Pescador, entre os dias 11 e 13 deste mês. O problema, segundo os membros da comissão, é que o prefeito Aquiles enviou o projeto no dia 14, depois do evento. “Não pode. Tinha que ter sido enviado antes. As comissões precisam de tempo par avaliar”, esclareceu Silas.

E agora?

O vereador Juju, membro da comissão, anunciou durante a sessão que o prefeito Aquiles tinha retirado o projeto. “Agora ele terá que arrumar outra forma para entregar o prêmio para as eleitas”, disse Juju. A premiação da rainha eleita é de R$ 1 mil, a primeira princesa deve receber 500 reais e a segunda princesa, o valor de R$ 250.

Colunas anteriores