Emendas ao PPA causam discussão entre vereadores da base governista

Vereadores aprovaram ontem nove emendas ao PPA, todas da vereadora Maria Juraci Alexandrino (PMDB), presidente da Casa (Foto: Victor Miranda/CVP)

Emendas da discórdia

Os vereadores da base governista trocaram farpas na sessão de ontem da Câmara. Eles não gostaram das 9 emendas aditivas ao PPA apresentadas pela presidente da Casa, Maria Juraci Alexandrino (PMDB). O PPA (Plano Plurianual) prevê os investimentos da prefeitura para o quadriênio 2018/2021 e a vereadora incluiu, segundo disse, projetos que não estavam previstos no texto original do PPA, organizado pela prefeitura.

Chiadeira

Coube, principalmente aos vereadores do governo, se explicar na tribuna. Italiano (PMDB) disse que não apresentou emenda porque o prefeito já tinha previsto obras “importantes” para a cidade, incluindo o Bairro Armação, onde mora o vereador. Já Maurício Brockveld (Pros), 1º secretário da Câmara, disse que Juraci não precisava apresentar as emendas e que algumas das sugestões da vereadora já estariam contempladas no PPA. Outro que esperneou foi o vereador Toninho (DEM): ele criticou a presidente pelo exagero de emendas.

Calma lá!

Não tem sido comum a presidente Juraci usar a tribuna da Câmara, mas ontem ela percebeu a necessidade e saiu em defesa própria. Afirmou que as emendas são de projetos não previstos no PPA e que a função dos vereadores é pensar no bem da cidade. Ela pediu que as emendas fossem aprovadas.

Unanimidade

Após usar a tribuna, as nove emendas de Juraci e outras três do vereador Luizinho Américo (PSDB) foram votadas e aprovadas por unanimidade. Em seguida, os vereadores aprovaram o projeto do Plano Plurianual. Confira abaixo as 12 emendas apresentadas.

Emenda 1
Emenda 2
Emenda 3
Emenda 4
Emenda 5
Emenda 6
Emenda 7
Emenda 8
Emenda 9
Emenda 10
Emenda 11
Emenda 12

Biano voando

O locutor do Extreme Show do Beto Carrero, Biano Straube, afundou o pé no acelerador e está percorrendo diversas cidades do estado desde que se filiou ao PSB de Penha. Ele deve concorrer a deputado federal ano que vem e garante que tem fôlego para chegar. “Eu estou em todos os eventos esportivos do estado. Meu público é esse”, garantiu.

Tá bonito

Biano esteve à frente de todos os comícios da campanha do prefeito Aquiles da Costa (PMDB) na eleição do ano passado. A filiação dele no PSB pegou muita gente de surpresa. “Eu perguntei para o Aquiles se tinha espaço para mim no governo. Ele disse que não. Então eu decidi seguir a minha vida”, comentou comigo ontem, durante a sessão da Câmara.

DEM/PSD

Parte das lideranças políticas do PSD deve migrar para o DEM, a exemplo do deputado federal João Paulo Kleinübing. As mudanças devem impactar aqui na cidade. Como irão se movimentar as lideranças do PSD de Penha? O ex-vereador Felipe Schmidt assessora Kleinübing e foi candidato a prefeito ano passado pelo PSD. Ele ainda não definiu em qual lado do tabuleiro vai permanecer.

Diz que fica

O vereador Silas Antonietti (PSD) disse que fica no partido. Não vê motivo para abandonar a sigla, ainda mais que o deputado federal apoiado por ele em 2014, César Souza, deve permanecer no partido. A parceria entre Silas e o deputado federal rendeu ao município R$ 300 mil para calçar a Rua Pedro José Gomes, no Centro, onde está sendo construída a creche do loteamento Recanto Arvoredo.