Mamógrafo doado ao município em 2015 será instalado no PA 24 horas

O aparelho de mamógrafo doado à prefeitura de Penha em novembro de 2015 pela Secretaria de Estado da Saúde deverá ser colocado em funcionamento nos próximos meses. Segundo a secretária de Saúde do município, Elisama Freitas, como o equipamento tem mais de 10 anos, foi preciso entrar em contato com a fabricante do aparelho, a GE, para ver se ainda existem peças para reposição e se ainda realizam a manutenção técnica. “Só quem pode calibrar esse equipamento é a assistência técnica autorizada. E como esse mamógrafo não é mais comercializado encontramos dificuldade na instalação”, explicou a secretária.

A instalação do mamógrafo será no PA 24 horas, no Centro. O aparelho ficará em uma sala especial para instalação e os profissionais que vão manusear a máquina serão os mesmos que já trabalham com o aparelho de raio-x.

“Temos uma média mensal de 35 solicitações de exames para mamografias. Hoje, as pacientes são encaminhadas à clínica São Lucas, em Itajaí, e pactuamos também com Balneário Piçarras para que faça os atendimentos. Vale lembrar que o município de Penha já tem um médico mastologista”, disse Elisama.

O câncer de mama no Brasil

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama é o mais comum no mundo, respondendo a 22% dos casos novos a cada ano. Em 2016, foram diagnosticados 57.960 pacientes com o câncer e 14.388 mortes decorrentes da doença, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem diferenças nas taxas de incidência da doença entre as regiões do Brasil. A maior taxa ocorre na região sudeste.

Para a prevenção, é necessário que as mulheres pratiquem o autoexame e, entre os 50 e 69 anos, façam a mamografia a cada dois anos, segundo a recomendação do Inca e do Ministério da Saúde. No entanto, entidades como a Sociedade Brasileira de Mastologia recomendam o exame de mamografia seja feito em mulheres a partir de 40 anos e com periodicidade anual.