Luizinho quer semana especial para discutir prevenção às drogas

Foi lido em regime de urgência durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Penha do dia 29, o projeto de lei que institui a “Semana Municipal de prevenção, conscientização e combate ao uso de drogas”. De autoria do vereador Luiz Américo (PSDB), a proposta é desenvolver ações específicas ao longo da semana do dia 26 de junho – data em que se celebra o Dia Internacional de combate ao uso de drogas”.

“Sabemos que a batalha contra as drogas deve ser travada diariamente e incessantemente. Está comprovado que é através da prevenção que os melhores resultados são obtidos. Uma pessoa corretamente orientada tem muito menos chance de se tornar um dependente”, avalia o vereador Luizinho – como é conhecido. O projeto deve chegar ao plenário para votação na sessão do dia 12.

Projeto de lei apresentado pelo vereador prevê a criação de uma semana específica para promover ações que fomentem a prevenção, conscientização e o combate ao uso de drogas (Victor Miranda/CVP)

Em seus quatro artigos, o projeto de lei 22/2017 sacramenta que a Semana seja agregada ao Calendário Oficial de Eventos do Município e que a Secretaria de Saúde fomente ações de prevenção. “Campanhas, seminários, palestras, debates, conferências, produção de material informativo e também a realização de gincanas escolares podem ser desenvolvidas. São ações de baixo custo e resultado fomentador”, analisa Luizinho.

Na visão do vereador, outro grande campo que deve ser investido é entre as crianças e adolescentes. “Precisamos envolver nossas crianças, nossos estudantes. Eles são o nosso futuro e por isso é importante que os eduquemos a seguir no caminho da retidão. Palestras escolares e até visitas a centros de recuperação são grandes armas preventivas”, observou Luizinho, que exemplifica com a ação da Polícia Militar, o Proerd.

Os efeitos da droga, dependência química, motivos pessoais que levaram as pessoas ao consumo, tratamos e valores sociais são temas sugeridos no projeto apresentado pelo vereador Luizinho. “O importante é levarmos uma mensagem clara”, reforçou Luizinho. A Secretaria de Saúde também poderá criar um Programa de Prevenção, ampliando ainda mais as ações da futura lei, caso o projeto seja aprovado.

O projeto de lei permite ainda que parcerias sejam firmadas com outras Secretarias Municipais, assim como com Fundações, Organizações Não Governamentais (ONGs), Conselhos ou mesmo com qualquer grupo que atue no combate, conscientização e prevenção ao uso de drogas. “O importante é disseminar informações sobre todos os riscos que circundam às pessoas que acabam entrando neste mundo sem volta”, finalizou o vereador.