Univali inaugura local de estabilização de animais marinhos, em Penha

Unidade de Penha é a primeira de quatro que serão inauguradas até o final desse ano

A Univali inaugura hoje, em Penha, a Unidade de Estabilização de animais marinhos, do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, coordenado pela universidade. As Unidades de Estabilização serão espaços devidamente equipados para realização do atendimento veterinário inicial de aves, tartarugas e mamíferos marinhos resgatados no monitoramento das praias.

Após este primeiro atendimento, caso necessário, a unidade encaminhará o animal ao Centro de Reabilitação e Despetrolização mais próximo, onde os animais terão um atendimento completo, podendo ficar reabilitação por períodos mais longos. Já em casos de óbito, a unidade é capacitada para realizar necropsia dos animais ou das carcaças.

A sede de Penha é a primeira obra finalizada. Ao todo o PMP-BS irá entregar até o final do ano de 2017 mais três Unidades de Estabilização que já estão em processo de construção em Santa Catarina, nas cidades de Laguna e São Francisco do Sul, e em São Paulo na cidade de São Sebastião. Também estão previstas as entregas de cinco Centros de Reabilitação e Despetrolização construídos nas cidades de Florianópolis, Santa Catarina, em Pontal do Paraná, no Paraná, e Ilha Comprida, Guarujá e Ubatuba, em São Paulo. Além destes dois tipos de estruturas, o projeto conta com mais três Bases de Apoio, em Imbituba, Santa Catarina, na Ilha de Superagui, no Paraná, e Praia Grande, em São Paulo.