MP apura se empresa está vendendo camarão vindo da Argentina

O Ministério Público de Balneário Piçarras instaurou inquérito civil público para investigar se uma empresa do Bairro Armação está comercializando camarões contrabandeados da Argentina. A denúncia partiu da Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Santa Catarina.

O inquérito ainda vai apurar possível excesso de água incorporada aos pescados congelados e vendidos por essa empresa.

Não pode pescar

A pesca do camarão está proibida desde o dia 1º de março, quando começou o Defeso da espécie, que segue até o dia 31 maio. Sem poder contar com os pescadores da região, algumas empresas optam por importar, de maneira ilegal, o camarão.

No último dia 17 de março, a Polícia Rodoviária Federal flagrou um carregamento de 620 quilos de camarões chilenos. O caso aconteceu na BR-470 em Blumenau, quando os policiais acharam a carga — avaliada em R$ 12,5 mil — em uma Fiat Strada com placas de Itajaí.

Segundo informações da PRF, a carga entrou no país sem a licença ambiental do Ministério da Agricultura. O condutor, um homem de 35 anos, teria dito que a mercadoria foi comprada na Argentina e seria revendida na região de Itajaí. Ele foi levado para a Polícia Federal de Itajaí por crime ambiental e contrabando.