Deputado federal catarinense propõe a extinção do horário de verão; você concorda?

O deputado federal Valdir Colatto (PMDB), um dos representantes de Santa Catarina na Câmara Federal, apresentou projeto que pretende acabar com o horário de verão.

Segundo ele, não há estatística que justifique que o horário de verão traga ganhos para os consumidores e para o país. As alterações de horário, afirmou Colatto, ocasionam distúrbios orgânicos – ocorrência de fadiga, dores de cabeça, confusão de raciocínio, irritabilidade, constipação e queda da imunidade.

“Os trabalhadores rurais são os que mais relatam as consequências do horário diferenciado. O desconforto que a adoção deste horário acarreta é experimentado por todos que são obrigados a acordar mais cedo, incluindo as crianças”, destacou o deputado.

Estimativa do Operador Nacional do Sistema (ONS) aponta que a economia para o país com o horário de verão vigente foi de R$ 1 por brasileiro. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o objetivo principal do horário é aproveitar melhor a luz solar durante esse período, sobretudo nos horários de pico.

Termina nesse domingo

O horário de verão termina a 0h do próximo domingo, 19, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora em todos os estado das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal.