Câmara de Vereadores de Penha realiza evento alusivo ao mês da Consciência Negra

Na quarta-feira (17), às 19 horas, a Câmara de Vereadores de Penha, através da Procuradoria Especial da Mulher, realiza um evento alusivo ao mês da Consciência Negra, com a participação de convidados especiais que falarão sobre a desigualdade racial, combate ao racismo estrutural e o respeito, entre outros assuntos pertinentes ao tema.

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, ocasião em que a sociedade brasileira rememora a história de mais de três séculos de escravidão no Brasil, o que se reflete até hoje em nossa sociedade e está diretamente relacionado à desigualdade social no país.

Na ocasião será formalizada a homenagem à catarinense Antonieta de Barros, primeira mulher negra eleita no Brasil, que dará nome à sala da Procuradoria Especial da Mulher, por iniciativa do vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, que é o responsável pelo órgão criado no âmbito do Legislativo Penhense para promover a defesa dos direitos da mulher.

O evento será um bate-papo voltado para a conscientização da população quanto a desigualdade racial, contando com a participação de:

– Catarine Nogueira, que é pedagoga, professora de dança e vereadora no município de Santo Amaro da Imperatriz. É a única mulher negra eleita na região da grande Florianópolis, militando em causas sociais voltadas para a comunidade negra.

– Daniely Costa Lindozo Nunes é pedagoga, pós-graduada em educação especial com ênfase em surdez e libras e em diversidade e gênero na escola. Atua na educação infantil, é cantora, compositora, arte educadora e capoeirista, ministrando aulas na comunidade do Mariscal e Fundação Cultural de Piçarras.

– Fábio Renato Martins Nunes, professor de Educação Física, é contramestre do grupo Beribazu que desenvolve em Penha um projeto voluntário de capoeira no bairro Mariscal e também na Fundação Cultural de Piçarras.

– Maria Luiza Ferreira de Oliveira é funcionária da concessionária Águas de Penha, formada em Administração e coordenadora do Programa “Respeito dá o Tom”, sobre desigualdade racial, que é desenvolvido pela empresa.

– Regina Santos da Silva é presidente do Coletivo Mulheres do Brasil em Ação (CMBA), realizando um trabalho voluntário em Penha e nos municípios da região, acolhendo mulheres e crianças que sofrem com a violência dentro de suas próprias casas.

O evento é aberto a toda a comunidade e será transmitido ao vivo pela TV Câmara (Youtube, Facebook e site oficial da CVP).

Devido à pandemia, o uso de máscara e o distanciamento são obrigatórios.

 

Via www.penhaonline.com